Brazil MAR-1 Nonroad Emissions Standards – all you need to know

Padrões de emissão de poluentes Brasil MAR-1 – tudo que você precisa saber

O Brasil é líder na América do Sul na regulação de emissão de poluentes para motores diesel não-rodoviários com os padrões MAR-1. Esses padrões se aplicam a motores na faixa de 19 kW(25 hp) a 75 kW (100 hp), e estão sendo introduzidos gradativamente entre 1o de Janeiro de 2015 a 1o de Janeiro de 2019. Os motores Perkins atendem aos padrões MAR-1. Nossos engenheiros estão prontos para ajudá-lo a projetar suas máquinas de acordo com esses padrões, extraindo o máximo desses novos motores.

O Brasil lidera a implantação de controles de emissão de poluentes na região com as regulações PROCONVE para motores rodoviários, e é o único país da América Latina com padrões para motores diesel fora de estrada (agrícolas e industriais).

Em 2011 o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – adotou uma resolução limitando as emissões na exaustão e ruídos para novas máquinas de construção e agrícolas. Conhecida como PROCONVE MAR-1, é a primeira legislação a regular emissões para máquinas fora de estrada o Brasil. Ela estabelece os limites equivalentes aos U.S. EPA Tier 3/EU Stage IIIA para emissão de motores diesel fora de estrada.

Fases da implantação

Os padrões MAR-I de emissão estão sendo implantados gradativamente de 2015 a 2019. As datas para implantação dependem da faixa de potência e tipo de máquina/equipamento (construção ou agrícolas).

Máquinas de construção e motores a partir de 75kW tiveram que se adequar a partir de 1o de Janeiro de 2015. Em máquinas e equipamentos agrícolas, a adequação será exigida a partir de 1o de Janeiro de 2017.

Motores na faixa de 37 – 75 kW atendem às exigências desde de 1o de Janeiro de 2015 quando usados em equipamentos e máquinas de construção, e deverá atender aos padrões a partir de 1o de Janeiro de 2019 para máquinas agrícolas.

Motores na faixa de 19 – 37 kW deverão se adequar a partir de 1o de Janeiro de 2017 quando usados em equipamentos e máquinas de construção e a partir de 1o de Janeiro de 2019 para máquinas agrícolas.

Produzidos em Curitiba

A Perkins do Brasil fabrica tanto versões eletrônicas quanto mecânicas das séries de motores 1100 em nossa fábrica de classe mundial em Curitiba. Os motores são certificados e atendem aos padrões MAR-1 para equipamentos de construção.

Curitiba continuará produzindo motores que atendem aos padrões de emissão de mercados ainda em desenvolvimento no resto da América do Sul. Isso quer dizer que podemos oferecer o motor correto para suas aplicações, de acordo com a exigência de cada mercado.

Os engenheiros da Perkins do Brasil entendem dos padrões MAR-1 e podem te ajudar a se preparar para as exigências dos novos padrões. Trabalhando conosco, você irá se beneficiar dessa experiência e tirar o máximo desses novos motores, agregando valor real a suas aplicações.

Nosso conhecimento sobre as necessidades dos mercados locais é uma vantagem quando você planeja aplicar nossos motores em suas máquinas. Nós estamos trabalhando com diversos OEMs para desenvolver máquinas certificadas para MAR-1.